banner_atom

SEO e algoritmo do Google: como isso afeta seu site?

SEO e algoritmo do Google: como isso afeta seu site?

seo-00

Você tem um website? Bem, então você precisa de SEO! Mas, o que isso significa e por que você deve otimizar seu site para os mecanismos de pesquisa? A resposta é porque o Google, o mecanismo de busca mais popular, é o que pode mostrar seu site para o resto do mundo quando o resto […]

Você tem um website? Bem, então você precisa de SEO! Mas, o que isso significa e por que você deve otimizar seu site para os mecanismos de pesquisa? A resposta é porque o Google, o mecanismo de busca mais popular, é o que pode mostrar seu site para o resto do mundo quando o resto do mundo está procurando o que sua empresa oferece. 

Por exemplo, se você vende bolsas, gostaria de estar em algum lugar na primeira página dos resultados de pesquisa do Google quando alguém pesquisar bolsas em sua cidade. 

Agora pense na frequência com que você usa o Google para encontrar coisas que deseja comprar, serviços de que precisa ou restaurantes em sua área. Se essa experiência gerou os resultados de que você precisava, é porque as empresas e sites que apareceram primeiro nos resultados de pesquisa prestaram atenção ao SEO. 

Mas, o que você realmente precisa fazer para otimizar seu site para os mecanismos de pesquisa? A resposta está mudando, à medida que o Google atualiza constantemente seus requisitos e políticas. Mas, o princípio fundamental por trás dessas mudanças é sempre o mesmo: Experiência do usuário (também conhecido como UX). 

Seu site precisa beneficiar seus usuários, de uma forma ou de outra. Isso pode ser tão simples quanto fazer o que ele diz (por exemplo, uma página ‘Fale conosco’ que mostra todos os detalhes de contato de sua empresa ou uma página de produto que descreve o produto que você está vendendo em detalhes junto com o preço) para garantir que a estrutura do site de back-end está correta. Em suma, essas pequenas facetas se baseiam na pontuação de SEO de suas páginas da web.

Como o algoritmo do Google afeta seu site?

Agora que você sabe o que é SEO e por que precisa dele, vamos nos aprofundar um pouco mais explorando o algoritmo do Google. O que rege as regras de Search Engine Optimization? O mecanismo de busca, é claro. E quem é o maior mecanismo de busca? Certamente, é o Google.

O Google (e outros mecanismos de busca como o Bing) foram construídos para servir às pessoas e, como as pessoas estão em constante mudança, a tecnologia dos mecanismos de busca precisa evoluir constantemente para acompanhar as necessidades de seus usuários.

É por isso que o Google ajusta e atualiza regularmente seus algoritmos sobre como eles tratam o conteúdo da web, classificações e links. Sua maior prioridade é fornecer a melhor experiência de usuário possível – uma que dê a cada usuário o que ele procura da maneira mais simples e direta.

Veja o que o Google diz sobre como seus algoritmos funcionam: 

“Com a quantidade de informações disponíveis na web, encontrar o que você precisa seria quase impossível sem alguma ajuda para classificá-lo. Os sistemas de classificação do Google são projetados para fazer exatamente isso: classificar centenas de bilhões de páginas da web em nosso índice de pesquisa para encontrar os resultados mais relevantes e úteis em uma fração de segundo e apresentá-los de uma forma que o ajude a encontrar o que você está procurando”. 

“Esses sistemas de classificação são compostos não por um, mas por toda uma série de algoritmos. Para fornecer as informações mais úteis, os algoritmos de pesquisa consideram muitos fatores, incluindo as palavras da sua consulta, relevância e usabilidade das páginas, experiência das fontes e sua localização e configurações. O peso aplicado a cada fator varia de acordo com a natureza de sua consulta – por exemplo, a atualização do conteúdo desempenha um papel mais importante ao responder a perguntas sobre tópicos de notícias atuais do que sobre definições de dicionário”. 

“Para ajudar a garantir que os algoritmos de pesquisa atendam a altos padrões de relevância e qualidade, temos um processo rigoroso que envolve testes ao vivo e milhares de avaliadores de qualidade de pesquisa externos treinados de todo o mundo. Esses avaliadores de qualidade seguem diretrizes rígidas que definem nossos objetivos para algoritmos de pesquisa e estão publicamente disponíveis para qualquer pessoa ver”.

Conclusão

Portanto, embora o Google esteja sempre tentando melhorar implementando atualizações em seus algoritmos, pode ser um pouco preocupante para os proprietários de sites (se eles não tiverem uma equipe de super SEO como a nossa, é claro!), aliás, a missão da Atom é garantir que você permaneça disponível para o público certo para que possa se concentrar no que faz melhor – sem ter que se preocupar com os detalhes do SEO.

Fotos: Pixabay

Posts Relacionados

redação-seo
Sem categoria
11/09/2021

Redação SEO: melhores práticas e dicas para escrever em seu site

Aplicar uma boa estratégia de SEO e marketing de conteúdo é entender seu público e o que eles procuram.